top of page

Recupere a forma física no pós-parto com a ginástica abdominal hipopressiva

Já ouviu falar na ginástica abdominal hipopressiva (GAH)? A GAH consiste na realização de exercícios posturais e respiratórios que diminuem a pressão intra-abdominal, estando comprovado o sucesso desta técnica na normalização de disfunções pelvi-perineais, após o parto. Aliás, estão descritos vários benefícios com a GAH, desde logo a redução do perímetro abdominal no pós-parto, a prevenção da incontinência urinária (de esforço) e o aumento do tónus e força do pavimento pélvico e faixa abdominal. Num vídeo, a fisioterapeuta Filipa Cifuentes, da MoveOn Fisio, em Lisboa, explica em que consiste a técnica e descreve as vantagens da GAH no período do pós-parto. Assista ao vídeo.




A ginástica abdominal hipopressiva (GAH), que consiste na realização de exercícios posturais e respiratórios que diminuem a pressão intra-abdominal, é uma técnica que poderá ser iniciada seis semanas após o parto, desde que não haja contraindicação médica para a prática de uma atividade física.


As aulas realizam-se uma a duas vezes por semana e duram cerca de 40 minutos cada uma. Os exercícios que se aprendem nas aulas devem ser, segundo esclareceu a fisioterapeuta Filipa Cifuentes, da MoveOn Fisio, em Lisboa, repetidos em casa, diariamente: “Cinco a 10 minutos por dia serve, inicialmente, para treinar a técnica, e, posteriormente, para potenciar os resultados.”


Conforme explicou Filipa Cifuentes, a GAH serve para corrigir ou diminuir a diástase abdominal no pós-parto, uma situação que consiste “no afastamento do reto abdominal que acontece após a gravidez na sequência de uma expansão dos músculos abdominais”.


Além da diástase, a GAH tem benefícios adicionais no período do pós-parto, nomeadamente, na correção postural (contrariando a lordose) e na prevenção da incontinência urinária de esforço, através da execução de exercícios que permitem fortalecer o pavimento pélvico. Adicionalmente, esta técnica ajuda a reduzir o perímetro abdominal no pós-parto, aumentando, ainda, o tónus e força do pavimento pélvico e faixa abdominal.

Comentários


bottom of page