top of page

Mindfulness na gravidez

Atualizado: 12 de ago. de 2019

Ter filhos e passar por uma gravidez é uma decisão marcante na vida de um casal e sobretudo na vida da mulher, que vive mais intensamente todo este processo transformador, que traz mudanças, tanto físicas como psicológicas. Se está grávida, leia atentamente este artigo até ao fim...


Texto da autoria de Vanessa Yan*



ree

Com as mudanças vêm as expetativas de como deverá viver esta fase da vida. Reflita agora um pouco sobre isso. Repare no peso que estas têm na sua experiência de estar grávida, sobre si própria e sobre o seu corpo, sobre as mudanças que irão ocorrer na sua vida e na da sua família. Como primeiro exercício, gostaria que escrevesse uma lista de todas as expetativas que tem em relação à gravidez e ao que virá a seguir, nas seguintes esferas da vida, para que tome melhor consciência delas e do seu peso:


1. Pessoal:_________

2. Familiar:___________

3. Profissional:___________


Agora vem a segunda parte do exercício, e aquilo que pretende ser este artigo: convido-a a colocar de lado, nem que seja por um instante, todas estas listas de “devos”, “tenhos de” e “gostava que”. Acha que consegue?


Porque é que lhe pedi isso? Porque ao estar livre das expetativas terá mais disponibilidade para focar-se no momento presente, neste momento precioso e único que está a viver, e não em preconceitos, julgamentos, desejos e medos que todos temos sobre nós próprios. Conseguiu fazê-lo?


Se sim, sentir-se-á mais atenta e focada no momento presente, com compaixão e aceitação pelas suas forças e pelas suas dificuldades. Sente a tranquilidade e plenitude da atenção focada nestemomento presente? Isto é o “Mindfulness”!


O Mindfulness, ou atenção plena, não é algo novo ou uma moda; faz parte daquilo que nos torna humanos: a capacidade intuitiva de estarmos atentos e conscientes à nossa própria experiência, sem nos perdermos emruminações constantes (pensamentos negativos repetitivos), com a mente aberta e disposta a entender o que acontece à volta e dentro de nós próprios. Significa viver no presente e com o “piloto automático” sempre que possível desligado, conscientes do que nos rodeia, do que pensamos e do que sentimos.

Se gostou da sensação de aceitação compassiva que experimentou com este exercício, saiba que pode senti-la durante toda a vida: atingir um estado de atenção plena e conseguir deixar a mente tranquila e “desfocada” das expetativas é possível; é só preciso algum treino.


Siga estes exercícios:

1. Respiração plena: uma das primeiras coisas que podemos fazer para nos treinarmos no Mindfulness é entrarmos em contacto com a respiração, reparar como muda consoante o nosso humor, pensamentos e movimentos. Não temos de controlar a respiração, apenas notá-la e conhecê-la de uma forma interessada mas descontraída. Faça-o várias vezes ao longo do dia, sempre que sentir que precisa de desacelerar a mente (e as expetativas!).

2. Adormecer e acordar consciente: quando se deita e assim que acorda, tome consciência de onde está, de que forma está deitada e foque-se no movimento da sua respiração. É um excelente exercício para adormecer e também para “limpar” a mente antes de iniciar um novo dia.

3.Caminhada meditativa: em qualquer tipo de caminhada, seja dentro de casa, seja num jardim, foque a atenção no movimento do corpo a caminhar, nos pés a tocar no chão, na sua respiração, nos sons que lhe chegam, sem se prender a nenhum. No fundo, trata-se de um exercício que nos leva a estar atentos a uma atividade simples, como caminhar ou cozinhar, sem ligar o “piloto automático”.

4. Alimentação consciente: a prática do “mindful eating” promove uma alimentação saudável e nutricionalmente mais rica, que melhora a autorregulação emocional através de uma escolha consciente dos alimentos. Por exemplo, durante as refeições, foque a sua atenção apenas no ato de comer, sem TV, telemóvel ou qualquer outro estímulo; observe o alimento no prato: as suas cores, textura, cheiro. Note as sensações presentes enquanto mastiga. Mastigue devagar e de forma consciente ao ato de mastigar.

Mensagens a reter:

O treino em Mindfulness, com estes e outros exercícios que irá descobrir à medida que se torna mais familiarizada e aberta a esta atitude presente e consciente, irá trazer-lhe tranquilidade e uma maior consciência e foco. Com isso, poderá abstrair-se das pressões do quotidiano e também das expetativas que ele traz, focando-se naquilo que realmente importa. E, como o que a mãe sente se reflete no bebé, todas estas melhorias serão desfrutadas também por ele(a), o que é a melhor prenda que lhe poderá dar – um amor incondicional em plena consciência!


* Psicóloga e Coach, especializada em Coaching da Saúde e da Carreira, Certificada em Inteligência Emocional e Formadora na área da Psicologia da Saúde Ocupacional (stress ocupacional e promoção da saúde psicológica). Formação em Mindfulness.

Contacto: psic.coach.vanessa.yan@gmail.com


Referências bibliográficas:

| “7 Práticas de Mindfulness para aplicar no dia-a-dia”, CEGOG

| “Curso de introdução ao Mindfulness”, Oficina da Psicologia

|“11 Remédios para uma Mente Ansiosa”, Ser Integral: Centro Português de Mindfulnes

|“Relação entre Mindfulness,Pensamentos automáticos e Autocompaixão em população adulta”, Hannah Hidalgo Thantrey (ISPA)


Foto: unsplash.com

Comentários


bottom of page