A minha cicatriz não existe!
- cronicasdeumagravida
- 12 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
No dia 21 de agosto de 2010 dei entrada, por volta das 10 da manhã, no Hospital Privado da Trofa. O parto havia sido marcado, porque o bebé tinha pouco peso. Estava com 38 semanas de gestação...
Texto da autoria de Catarina Silva
Santo Tirso

Já tinha falado com a médica sobre a minha preferência pelo parto normal. Então, quando cheguei ao hospital, fui para o bloco de partos (tudo salinhas individuais). Puseram o soro, deram oxitocina, puseram um comprimido na vagina, para provocarem o parto.
A parteira analisou a situação e nada de dilatação. Mais oxitocina, mais um comprimido, cintas de CTG e as contrações lá começaram, mas dilatação, nada! A enfermeira estava sempre a perguntar: “Sente dores? Quando sentir diga, que nós não temos que sofrer para sermos boas mães”.
Assim foi, quando senti a primeira “moedeira”, veio imediatamente o anestesista que me administrou a epidural. Nunca mais senti nada. Aliás, cada vez que queria fazer xixi só me dava vontade de rir, porque não sentia as pernas e era uma sensação engraçada - pelo menos para mim! De salientar que o meu marido esteve sempre comigo, os meus pais e a minha sogra foram estando intercaladamente.
Ficamos nisto até às 16h +\-. A médica chegou por volta das 15h00 e esteve sempre comigo. Por volta das 16h tinha dois dedos de dilatação. A médica disse-me que podíamos continuar naquilo ou passar à cesariana, até porque o bebé estava encaixado e a ficar com um alto na cabecita. Assim foi. Passamos à cesariana. Ela chamou a equipa da confiança dela e às 17h10 o meu Santiago estava cá fora.
De resto, o leite, já só subiu quando estava em casa e o pós-cesariana é um pós-operatório igual aos outros.
O bebé passou a primeira noite na incubadora por ter algumas secreções nos pulmões e por eu estar com algumas dores. Assim ficou a noite toda a ser vigiado por uma enfermeira.
Pela minha experiência só posso dizer que a minha cicatriz [da cesariana] "não existe"! Aliás, existe, mas a cicatriz que tenho da cesariana é quase impercetível e encontra-se abaixo da linha do biquíni!
Comentários